Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoAdministração - 12/05/2026
“Contrato firmado com a CCR ViaSul precisa ser respeitado”
Prefeitos de municípios do Vale do Taquari cortados pela BR-386 participaram, na última sexta-feira, dia 8, de uma reunião para discutir medidas diante do anúncio da CCR ViaSul de interromper, por três anos, as obras de duplicação no trecho entre Marques de Souza e Fontoura Xavier.
O encontro ocorreu de forma online e contou também com a participação de entidades regionais, como o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT).
O cronograma original da concessão previa a duplicação do trecho entre 2026 e 2028. Porém, em acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os trabalhos foram adiados para o período entre 2030 e 2033.
Durante a reunião, os participantes reconheceram a necessidade de a concessionária receber o ressarcimento dos valores investidos nos reparos após as enchentes de 2024, apontadas como principal motivo para a suspensão das obras.
Mesmo assim, o prefeito Fábio Mertz, reforçou que o contrato firmado deve ser cumprido. “Nós entendemos a necessidade urgente do ressarcimento para que a empresa recupere seu fluxo de caixa, mas também é preciso lembrar que houve uma licitação e a concessionária tinha pleno conhecimento das responsabilidades assumidas. O contrato precisa ser respeitado.”
Mais segurança
Mertz também alertou para os riscos de novos adiamentos na duplicação da BR-386. Segundo ele, o trecho entre Marques de Souza e Fontoura Xavier é um dos mais perigosos da rodovia, devido às curvas e características da serra.
“Empurrar essas obras mais três ou quatro anos para frente significa colocar ainda mais vidas em risco. É um trecho extremamente sinuoso e que já registra inúmeros acidentes. Precisamos pensar na segurança das pessoas que utilizam essa estrada todos os dias.”
Uma reunião entre as prefeituras, a CCR ViaSul e a ANTT está prevista para esta terça-feira, dia 12. A expectativa é de que haja um reposicionamento dos órgãos responsáveis.
Caso contrário, prefeitos, entidades e comunidade estudam novas mobilizações para cobrar a continuidade das obras, inclusive com manifestações pacíficas e questionamentos junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas.
Para entender
A duplicação da BR-386 terá uma pausa de aproximadamente três anos. Conforme a atualização apresentada pela concessionária, as obras serão interrompidas em janeiro de 2027 e retomadas apenas em março de 2030.
O trecho afetado compreende 54,9 quilômetros entre Marques de Souza e Fontoura Xavier, considerado o mais complexo da rodovia devido ao relevo de serra e ao grande número de curvas.
No projeto original da concessão, as obras deveriam ocorrer entre 2026 e 2028. Com a alteração aprovada pela ANTT, a previsão atual é de execução entre 2030 e 2033.
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

