Escola Carlos Gomes alcança terceira melhor posição no Vale

Resultado é atribuído graças ao empenho e dedicação de toda comunidade escolar durante a pandemia

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes ficou em terceiro lugar no Vale do Taquari (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - anos finais), com 6,3 pontos. Para os anos iniciais, com faixa etária dos 6 aos 11 anos, o exame apura os elementos da alfabetização e o educandário alcançou 6,4 pontos.

A notícia foi recebida com alegria pela Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Sibele Thiele. Segundo ela, o índice foi alcançado graças ao empenho e dedicação de toda comunidade escolar durante a pandemia.

No início do ano de 2021, quando as atividades presenciais foram suspensas, todos os alunos receberam as atividades entregues em casa e os professores ficaram à disposição de forma remota.

Outro fator importante foi o retorno às aulas presenciais de forma escalonada (no mês de maio) e de forma integral (no mês de agosto), de acordo com as exigências dos protocolos.

“A direção, equipe de professores e monitores precisaram se reinventar, assim como os alunos e suas famílias. Mesmo a distância, todos sempre receberam atividades para realizar em casa, sendo incentivados a ler, escrever, estudar e desenvolver as atividades. As famílias tiveram um papel fundamental nesse aspecto, pois auxiliaram e incentivaram os filhos a estudar e realizar as tarefas.”

Infraestrutura

O prefeito Fábio Mertz (PP), destaca o importante trabalho realizado pela equipe de ensino, responsável pela qualidade acima da média. “A educação é uma das nossas grandes prioridades. Para manter e melhorar cada vez mais os números, além de investir na qualificação do quadro de professores e funcionários, a infraestrutura recebe atenção especial.”

Somente no último ano o município aplicou mais de R$ 1,5 milhão em obras de ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes e da Escola de Educação Infantil Brilho de Infância. Em breve o colégio deve receber a construção de salas de aula, berçário e trocadores, banheiros, cujo valor investido deve alcançar R$ 1,1 milhão e criar 60 novas vagas.

Em 2021, Marques de Souza investiu mais de 25% do orçamento em educação. São 273 estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

Para saber

O Ideb é feito a partir dos resultados sobre taxas de evasão escolar, aprovação e testes de proficiência. Para os anos iniciais, com faixa etária dos 6 aos 11 anos, o exame apura elementos da alfabetização. Já nos anos finais, na faixa etária dos 11 aos 15 anos, o exame apura interpretação de texto e lógica.

O índice varia de 0 a 10. A pontuação serve como condutora política pública à educação, como uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade. A meta estipulada pelo MEC para o ano era de 6 pontos.

Foto Divulgação