Administração - 20/01/2025

Executivos discutem detalhes de edital e licitação da nova ponte

Os municípios de Marques de Souza e Travesseiro avançaram nas discussões sobre o edital e a licitação para a construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta. Em reunião realizada na manhã de hoje, estiveram presentes o prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz, o engenheiro civil Daniel Storck, a Secretária Municipal de Administração e Planejamento, Edna Kremer Stefani, além do prefeito de Travesseiro, Gilmar Luiz Southier, acompanhado de sua equipe.

O encontro teve como objetivo alinhar os últimos detalhes do processo, que inclui o desmonte mecânico da estrutura danificada e a construção de uma nova ponte. A obra está orçada em R$ 13,5 milhões, recurso disponibilizado pela Defesa Civil Nacional, e a previsão é de que o edital seja publicado no site oficial do município de Travesseiro dentro de 40 a 60 dias.

Paralelamente, os municípios darão início aos trâmites necessários para a obtenção dos licenciamentos ambientais, essenciais para o andamento do projeto. A construção da nova ponte é de extrema importância para as comunidades, pois simboliza a reunificação das cidades, que ficaram isoladas desde que a força do Rio Forqueta destruiu a estrutura em maio.

“A construção desta ponte vai além da infraestrutura: ela simboliza a força e a união de duas cidades que dependem uma da outra para prosperar", destacou Mertz.

Para relembrar

Inaugurada em 2006, a ponte era uma conquista histórica para a região, com sete pilares, seis vãos e 24 vigas de concreto que desempenhavam um papel fundamental na conexão entre as comunidades.

No entanto, a força das águas destruiu dois pilares e três vãos, tornando inviável o uso da estrutura. Agora, o planejamento avança para que a reconstrução seja concluída e as cidades voltem a estar plenamente conectadas.

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Notícias Relacionadas

06/07/2026

Fundo estadual destina verba para programas de bem-estar animal

Leia mais
02/07/2026

Concurso público oferta vagas em oito cargos

Leia mais
25/06/2026

Gestão fiscal é destaque nacional em transparência pública

Leia mais
25/06/2026

Comitiva entrega convite oficial para a 10ª OrquiArte em Porto Alegre

Leia mais
25/06/2026

Prazo final para Alistamento Militar se encerra nesta terça-feira

Leia mais
22/06/2026

Uma noite de solidariedade para fortalecer a saúde

Leia mais
22/06/2026

Conhecidos os ganhadores do 3º sorteio da Campanha Nota da Sorte

Leia mais
19/06/2026

Sorteio especial de Dia dos Namorados acontece na Certel

Leia mais
15/06/2026

Evento do Rotary Club arrecadará recursos para o hospital

Leia mais
03/06/2026

Repartições públicas funcionam normalmente na sexta-feira

Leia mais
02/06/2026

Campanha Nota da Sorte realiza mais um sorteio

Leia mais
29/05/2026

Comitiva trata de projetos, recursos e infraestrutura durante viagem a Brasília

Leia mais
29/05/2026

Parceria impulsiona projeto de desenvolvimento sustentável

Leia mais
28/05/2026

Rotary Club promove 2ª edição de bingo beneficente

Leia mais
27/05/2026

Mulheres participam de momento dedicado ao bem-estar e à saúde

Leia mais
21/05/2026

EDITAL Nº 039 DIVULGA A RELAÇÃO PRELIMINAR DE INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

Leia mais
20/05/2026

Tarde especial promove bem-estar, conhecimento e valorização da mulher

Leia mais
20/05/2026

ENTRA EM EXERCÍCIO A NOMEADA GRAZIELA RODRIGUES LUCAS

Leia mais
20/05/2026

Vogar Park Terras Altas recebe Licença de Instalação e impulsionará a força produtiva do Vale do Taq

Leia mais
18/05/2026

Prazo para Alistamento Militar encerra em 30 de junho

Leia mais