Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoAdministração - 29/12/2025
Homenagens, cultura e shows marcam celebração de aniversário
O município celebrou neste domingo, 28, os 30 anos de emancipação político-administrativa com uma programação especial marcada por homenagens, memória e festa. Emancipado de Lajeado em 1995, Marques de Souza reuniu a comunidade na sede da União Centenária para recordar a trajetória construída ao longo de três décadas e olhar para os próximos desafios.
O prefeito Fábio Alex Mertz, à frente do Executivo desde 2021 e reeleito em 2024 para mais quatro anos de mandato, destacou o sentimento de união e o resgate histórico proporcionado pelo evento, que buscou reunir diferentes gerações que fizeram parte da administração municipal.
“A gente revive um pouco da nossa história, os desafios de todos os governos até o nosso. Cada gestão enfrenta novas demandas, leis que mudam e um crescimento que exige que o município acompanhe o que acontece no Estado, no país e no mundo”, afirmou.
Mertz também ressaltou o momento de crescimento vivido por Marques de Souza. Com cerca de quatro mil habitantes, o município projeta orçamento de R$ 57 milhões para o próximo ano.
“É um momento histórico. Agradeço de coração a cada pessoa que trabalha e acredita nesta cidade: lideranças, servidores, entidades, comunidades, famílias e todos que, no dia a dia, ajudam Marques de Souza a seguir avançando. Ninguém constrói nada sozinho. É a união e o esforço coletivo que fazem a diferença”, completou.
Reconhecimento
O vice-prefeito Lairton Frederico Heineck reforçou a importância de reconhecer o trabalho das lideranças que contribuíram para a emancipação e o desenvolvimento do município, destacando o compromisso da Administração Municipal em preservar a memória e seguir avançando com responsabilidade e união.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, destacou a importância de preservar a memória do município e de reconhecer o trabalho de quem ajudou a construir o desenvolvimento local, reforçando o compromisso de seguir avançando com responsabilidade e políticas públicas voltadas ao bem-estar da população.
Um dos pontos altos da programação foi a homenagem aos ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos que conduziram o município ao longo desses 30 anos, com a entrega de placas de reconhecimento. Integrantes da comissão emancipatória também foram lembrados pelo papel histórico no processo de criação do município.
“O desafio foi enorme”
Primeiro prefeito eleito de Marques de Souza, Gelsy Elton Arend, que governou entre 1997 e 2004, relembrou as dificuldades enfrentadas no período inicial após a emancipação.
“O desafio foi enorme. Não tínhamos estrutura, orçamento, cadeiras, mesas ou máquinas. Tivemos que começar do zero”, recordou. Arend destacou que, com apoio de deputados, da população e do trabalho conjunto da equipe, foi possível implantar serviços essenciais, como posto de saúde, aquisição de máquinas e programas de incentivo à agricultura.
Mesmo diante de adversidades, como enchentes e destruição de pontes e estradas em comunidades do interior, o ex-prefeito afirmou que o município conseguiu se reorganizar. “Talvez não fizemos tudo o que a população esperava, mas conseguimos fazer de Marques de Souza um município pujante. Isso nos orgulha muito”, concluiu.
Dança e sorteio de prêmios
A programação comemorativa iniciou às 14h com apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Schön ist die Jugend, seguida do show de Wilceu & Mari Pause. A abertura oficial ocorreu às 17h, com apresentações do Coral Apollo e do Coral Misto, além das homenagens aos ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos.
Entre os momentos mais aguardados esteve a exibição do documentário dos 30 anos do município, resgatando memórias, conquistas e a identidade local.
As comemorações na União Centenária seguiram com show de Rogério Magrão e Banda, sorteio da Campanha Nota da Sorte e encerramento com DJ Tampinha.
Financiamento
A programação é organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, com financiamento do Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura (FAC-RS), da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. A realização é da administração municipal.
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

