Promotor destaca ações da Central de Práticas Restaurativas

Durante a tarde desta sexta-feira todos os funcionários, secretários municipais e vereadores participaram de um encontro com o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, de Lajeado, no CTG Caminhos da Serra. Ele destacou o trabalho realizado na Central de Práticas Restaurativas, inaugurada em agosto de 2022.

A prática é aplicada em infrações de menor e maior potencial ofensivo. Consiste em reuniões mediadas por um facilitador entre vítima, ofensor e comunidade.

Para Diefenbach, a Justiça Restaurativa tem um olhar diferenciado. Ela atua sobre três aspectos principais: a vítima, que tem um protagonismo dentro do processo, o ofensor, que será responsabilizado pelo ato que cometeu, e a comunidade.

“Trata-se de uma construção coletiva, que precisa da participação de cada um, com a compreensão da necessidade de fazer diferente. Há muito tempo que as promotorias vêm se integrando em um movimento de Justiça restaurativa, de construção de paz.”

Novo olhar

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), destacaram a importância do evento para construção de novas políticas públicas na cidade. “Precisamos ter um novo olhar para o ser humano, para o conflito e para a sociedade. A justiça restaurativa traz o indivíduo à sua essência. Queremos agradecer ao promotor pelos esclarecimentos prestados.”

Fotos Divulgação e Texto Giovane Weber/FW Comunicação