Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoCultura - 12/11/2025
Sociedade de Cantores Brasil celebra 111 anos de história e tradição
A Sociedade de Cantores Brasil, do distrito de Tamanduá, celebra neste mês seus 111 anos de história e convida os corais da região e toda a comunidade para participar da festa comemorativa. O evento ocorre no domingo, dia 16, no Ginásio Esportivo.
A programação inicia com a recepção dos corais a partir das 10h, seguida das apresentações de canto. Ao meio-dia será servido o almoço, e, durante a tarde, os festejos continuam com um animado baile, que terá a música ao vivo da banda Ritmo Alegre.
O atual presidente, Flávio César Bruch, destaca a relevância da preservação da cultura coral na comunidade. “Manter viva a entidade é uma forma de honrar nossos antepassados e fortalecer a tradição do canto que acompanha a história do nosso povo. Convidamos todos para prestigiar esse momento especial e celebrar conosco esses 111 anos de música e união.”
Um pouco da história
Fundada em 14 de novembro de 1914, a Sociedade surgiu sob o nome "União de Cantos Liederkranz", reunindo, inicialmente, vozes masculinas ligadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB). Ao longo dos anos, a entidade preservou sua tradição mesmo diante das mudanças, como a escassez de integrantes homens, o que levou à formação de um coro misto. Atualmente, o grupo é composto por 14 integrantes.
O nome "Sociedade de Cantores Brasil" passou a ser utilizado oficialmente a partir de 1955. A entidade conta ainda com um valioso acervo histórico, incluindo bandeiras e registros que remontam à sua fundação. Os ensaios ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, e o coral é regido pelo maestro Airton Pedro Hermann. Os porta-bandeira são Egon Paulo Espich e Alcirio Stacke.
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

