Aplicação de BTI busca combater borrachudos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Estadual de Combate ao Simulídeo (Borrachudo), iniciou a aplicação de BTI em córregos e arroios, tanto no Centro como no interior.

Segundo o agente de Endemias, Marcelo Grohe, o combate ao mosquito borrachudo é de extrema importância para a saúde e o bem-estar das pessoas que vivem em áreas onde esse inseto é comum. Embora o borrachudo não transmita doenças como o Aedes aegypti, ele pode causar incômodo e desconforto significativos.

“As suas picadas podem causar irritação na pele, alergias e até mesmo infecções secundárias se coçadas excessivamente.”

A presença do mosquito borrachudo pode limitar as atividades ao ar livre, como caminhadas, pescarias e passeios em áreas rurais. Além do produto, o Secretário Municipal de Saúde, Lairton Heineck, recomenda utilizar repelentes específicos, vestir roupas de manga longa e calças compridas quando possível e instalar telas de proteção nas janelas e portas.

Segundo ele, é fundamental aplicar o BTI em locais com água corrente como riachos ou arroios. "Desde 2016 não tínhamos um programa de combate e controle no município. O apoio da comunidade e a ajuda de aplicadores é fundamental para o sucesso das ações de controle.”

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Abertas inscrições para vaga de professores

A prefeitura abriu Processo Seletivo Simplificado para a contratação de professor nas áreas de Educação Infantil, Anos Iniciais, Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, História, Educação Física, Informática, e Monitor Educacional. O objetivo é ter cadastro de reserva de profissionais para o ano letivo de 2024. 

A contratação será pelo prazo determinado de seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, considerando a permanência da situação precária. A carga horária varia de 22 a 30h. A remuneração é de R$ 2.326,50 a R$ 3.648,38.

As inscrições serão recebidas exclusivamente pelo Setor de Protocolo, junto à sede da prefeitura municipal, na Rua Getúlio Vargas, número 796, Bairro Centro, até o dia 21, das 8h às 11h e das 13h às 16h e no dia 22, das 8h às 11h. Informações pelo telefone (51) 3705-1122. O edital completo está no site: https://marquesdesouza.rs.gov.br/share/edital-no-060-abre-inscricoes-cadastro-reserva-professores

 

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Fluxo em estradas é restabelecido

Após as perdas e prejuízos causados pela enchente, o principal objetivo da Secretaria Municipal de Obras é tentar recuperar as estradas e os acessos. “Isso não apenas restabelece o acesso seguro para os moradores e o trânsito de veículos, mas também contribui para a retomada das atividades econômicas e o bem-estar das comunidades afetadas”, afirma o prefeito Fábio Mertz.

As máquinas e equipes trabalham em forma de mutirão em vários pontos do município, removendo terra que desmoronou das encostas dos morros, limpando as valetas e desobstruindo bueiros, fazendo a manutenção e reforma de pontes e cabeceiras.

“Decretamos situação de emergência. Aguardamos pelo reconhecimento e a liberação de recursos para intensificar os trabalhos e atender todos os pedidos o mais rápido possível.”

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Fechamento de silos pode ser solicitado por WhatsApp

Nesta época começam os pedidos para o fechamento de silos, a base de milho triturado para o trato dos animais. A fim de facilitar a organização e atender com maior rapidez os produtores, a Secretaria Municipal de Agricultura coloca à disposição o seu número de WhatsApp – (51) 9.9927-7511 para que os agricultores façam a solicitação.

É importante informar o nome do produtor e local onde deve ser fechado o silo, com antecedência para que seja organizado o roteiro para a realização dos serviços. Também é recomendado fechar logo o monte com lona, a fim de impedir a entrada de ar para acelerar o processo de fermentação e melhorar a qualidade da silagem.

 

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Prefeito apresenta projetos para conselheiros

Fábio Mertz esteve reunido com os membros do Conselho Municipal da Agricultura, na Câmara de Vereadores. Durante o encontro, juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura, Diego Bazzo e o técnico agrícola Michel Batistti, foram abordados diversos temas de interesse do setor primário.

Entre os assuntos estava a situação de emergência decretada em função da enchente, os programas e auxílios em andamento, o crescimento do setor nos últimos três anos e as metas para o ano de 2024.

“Buscamos incentivar novos investimentos, a sucessão nas propriedades, a qualificação, o aumento da produtividade e consequentemente da arrecadação. A movimentação financeira triplicou desde 2021. A avicultura e a suinocultura registram incremento de 108% e 60%, na produção, respectivamente. Voltamos a dar protagonismo para nosso agricultor, que é prevalecente, gera emprego e renda.”

A presidente Magali Stacke ressaltou a importância das políticas implantadas. “Esse apoio é o caminho para que possamos efetivamente aumentar a arrecadação e manter os jovens no meio rural com qualidade de vida e boa remuneração.”

No fim do encontro foi realizada a eleição da nova diretoria. Kelly Richter foi eleita presidente, Carlos Arend ocupa a vice-presidência e Lilian Fuchs, extensionista social da Emater/RS-Ascar, permanece na função de secretária. O mandato terá validade de dois anos. Ao fim da reunião foi realizada uma confraternização entre os presentes.

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Conferência Intermunicipal de Cultura reúne cidades

A Secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Sibele Thiele e o professor Jéferson Luís Schaeffer, representaram Marques de Souza na 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, a qual reuniu os municípios de Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Imigrante, Muçum, Paverama, Poço das Antas, Roca Sales e Westfália. O encontro ocorreu no auditório da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (CACIS), de Estrela.

“Tratamos dos 6 eixos temáticos que os delegados escolhidos levarão para a Conferência Estadual da Cultura em Porto Alegre. Buscamos criar um espaço democrático de discussão e construção coletiva, abordando temas essenciais para o fomento, preservação e difusão da cultura local e regional.”

 

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais