Saúde e Assistência Social

Aplicação de BTI busca combater borrachudos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Estadual de Combate ao Simulídeo (Borrachudo), iniciou a aplicação de BTI em córregos e arroios, tanto no Centro como no interior.

Segundo o agente de Endemias, Marcelo Grohe, o combate ao mosquito borrachudo é de extrema importância para a saúde e o bem-estar das pessoas que vivem em áreas onde esse inseto é comum. Embora o borrachudo não transmita doenças como o Aedes aegypti, ele pode causar incômodo e desconforto significativos.

“As suas picadas podem causar irritação na pele, alergias e até mesmo infecções secundárias se coçadas excessivamente.”

A presença do mosquito borrachudo pode limitar as atividades ao ar livre, como caminhadas, pescarias e passeios em áreas rurais. Além do produto, o Secretário Municipal de Saúde, Lairton Heineck, recomenda utilizar repelentes específicos, vestir roupas de manga longa e calças compridas quando possível e instalar telas de proteção nas janelas e portas.

Segundo ele, é fundamental aplicar o BTI em locais com água corrente como riachos ou arroios. "Desde 2016 não tínhamos um programa de combate e controle no município. O apoio da comunidade e a ajuda de aplicadores é fundamental para o sucesso das ações de controle.”

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação