Agricultura e Meio Ambiente

“A perda é incalculável e estamos em uma situação extremamente delicada”

A família Lammers, de Linha Perau, acumula prejuízos na propriedade em função da enchente. Além de perder todo pasto para o trato dos animais, as áreas localizadas na várzea estão bastante danificadas pela erosão.

“Ficaram soterradas e nem sabemos se ainda conseguiremos recuperar. A terra fértil virou um monte de areia. A perda é incalculável e estamos em uma situação extremamente delicada”, observa Sônia.

Segundo o vice-prefeito Lairton Heineck, a administração municipal está comprometida em tomar todas as medidas necessárias para minimizar os impactos desta tragédia e recuperar as áreas devastadas.

"Estamos trabalhando incansavelmente para buscar ajuda do governo estadual e federal, além de mobilizar recursos municipais para prestar assistência emergencial aos nossos produtores. Não podemos deixar ninguém desamparado neste momento de crise.”

 

Para saber

Amanhã um grupo de técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), visitam propriedades para avaliar as perdas causadas pelas águas.

Conforme levantamento preliminar da Emater-RS/Ascar, o valor com as principais culturas como grãos, leite, suínos, frangos bovinos de corte, além dos danos causados nos solos, passa de R$ 10,8 milhões.

 

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação