Agricultura e Meio Ambiente

Cheque Leite distribui mais de R$ 168 mil

Programa beneficia 164 famílias. Juntas produziram 8,9 milhões de litros e movimentaram R$ 16,7 milhões

Marques de Souza – Com o objetivo de reconhecer a importância do setor para a economia e do trabalho exercido pelas famílias, a Secretaria da Agricultura começa a organizar a distribuição do Cheque Leite.

Conforme o secretário Diego Bazzo, a entrega dos valores ocorre a partir de abril. “O bônus repassado ao produtor equivale a 1% do valor movimentado e registrado em seu talão durante o ano de 2021. O valor mínimo de venda deve chegar a R$ 6 mil e com isso o retorno será de R$ 100.”, explica.

Este ano as 164 famílias beneficiadas receberão um montante de R$ 168.120,00. Juntas produziram 8.904.722 litros e movimentaram R$ 16.717.505,13. Para Bazzo o auxílio é importante diante do cenário que a cadeia produtiva enfrenta nos últimos meses.

“Os custos estão bem elevados e o preço estagnado ou mesmo em queda. Com este cheque será possível investir na compra de sementes forrageiras, insumos, equipamentos ou mesmo na infraestrutura para melhorar a produtividade e a qualidade do produto e consequentemente os lucros.”

Cadeia importante

Segundo o prefeito Fábio Mertz (PP) a cadeia leiteira é muito importante para a economia do município, com grande impacto social e a que mais envolve produtores no meio rural.

Tendo em vista a constante oscilação dos preços e do valor dos insumos, a prefeitura criou o incentivo para equilibrar os custos e até elevar um pouco os ganhos.

“O setor leiteiro é o mais frágil em comparação com os demais como aves e suínos, onde as integradoras oferecem mais subsídios e estabilidade. Este valor que repassamos é uma forma de motivar, elevar os ganhos e até proporcionar a sucessão.”

Números:

Litros

8.904.722

Movimentação financeira

R$ 16.717.505,13

Valor distribuído

R$ 168.120,00

Observação: referente aos 164 produtores cadastrados e beneficiados com o programa

Fonte – Secretaria da Agricultura

Foto Divulgação