Empreendimento familiar completa 70 anos de história

Empresa atua no ramo de metalúrgica, serralheria, vidraçaria, esquadrias de alumínio, de ferro, estruturas metálicas e grades de ferro, além de serviços de terraplenagem

Criada em 1952 pelo agricultor Selfreno Dalferd, natural de Três Saltos, em Travesseiro, a funilaria se tornou uma referência no Vale do Taquari. Administrada hoje pelo genro Ari José Girardi, a esposa Ingrid Dalferd Girardi e a neta Dani Cristina Girardi, mantém como diferencial a qualidade e o bom atendimento.

“Meu sogro começou de forma rústica no galpão da propriedade. Fabricava as peças e passava de casa em casa para vender a mercadoria. Foram tempos difíceis, mas a persistência e o serviço bem feito foram primordiais para o negócio prosperar,”, destaca Ari.

Entre os produtos fabricados na época destaca calhas, telas trançadas tachos, baldes, coroas fúnebres, formas pão, funis, lamparinas, chuveiros, espelheiras, ervateiras, bacias, lava pés, banheiras, caixões, prensas de banha, centrífugas de mel, canos de fogão, portas e janelas de ferro e chapa.

Em 14 de janeiro de 1997 surgiu a Metalúrgica Girardi, instalada em Picada Flor, às margens da BR-386. Com o avanço da tecnologia e o amplo conhecimento na área fez com que o mix de produtos fosse ampliado com o passar dos anos, sempre de olho na demanda do mercado e na necessidade dos clientes.

Hoje, entre os produtos fabricados estão calhas, tachos, prensas de banha, centrífugas de mel, canos de fogão, portas e janelas de ferro, artigo para fogão, agroindústrias, corrimão, tachos, prensas de banha, chapas entre outros.

A empresa também atua no ramo da serralheria e vidraçaria (vidros comuns e temperados). “Fabricamos esquadrias de alumínio, esquadrias de ferro, estruturas metálicas (telhados e toldos) e grades de ferro. O segredo está na diversificação, conhecimento, agilidade, preço justo e profissionais qualificados para executar cada tipo de serviço ou produto”, afirma Dani.

Além de Marques de Souza, atende clientes em Travesseiro, Pouso Novo, Fontoura Xavier, São José do Herval, Coqueiro Baixo, Lajeado, Forquetinha e Canudos do Vale.

Para a filha do fundador, a sócia proprietária Ingrid Dolores, a empresa conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência no ramo metalúrgico. “Priorizamos a qualidade do material e manter boas parcerias para oferecer um produto diferenciado.  Hoje a maior parte dos nossos clientes vem por meio de indicação de quem ficou satisfeito com o nosso serviço.” Atualmente são sete pessoas empregadas.

Serviços de terraplenagem

A Terraplenagem foi oferecida para Girardi ao acaso e passou a ser estudado para analisar a viabilidade financeira e a demanda pelo serviço na região. “Envolvia altos valores e um novo ramo que não tínhamos conhecimento algum. Decidimos investir e hoje temos a certeza que foi um projeto importante para conseguirmos fortalecer nossa atuação e dar estabilidade financeira.”

Com maquinário próprio são executadas obras de terraplenagem para aviários, chiqueiros, construção civil entre outros, além do transporte de material com caminhões caçamba.

Duplicação e asfalto

O fato da empresa estar localizada de frente para uma das rodovias mais importantes do Brasil faz Girardi projetar bons negócios no futuro quando a obra estiver concluída.

“Será um divisor de águas para nós e a cidade. Com a chegada de novos moradores, teremos mais construções e com isso nossos serviços serão mais solicitados. Ainda teremos uma maior urbanização do trecho com a abertura de loteamentos e a venda de novos terrenos.”

O prefeito Fábio Mertz (PP) visitou o empreendimento e anunciou a pavimentação da rua lateral que liga até o centro. “Teremos uma entrada mais segura e de fácil acesso. É uma obra que beneficia à todos os moradores e inclusive a empresa, a qual terá uma opção para receber clientes e despachar a mercadoria produzida.”

As obras devem iniciar ainda este ano e serão executadas com recursos próprios.

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação