
Notícias
INICIAL - NOTÍCIAS
Pesquisar

Gabinete do Prefeito
Ministério Público exige retomada do transporte coletivo
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deu início a um processo para atender à demanda dos moradores do Distrito de Bela Vista do Fão, que solicitam a reativação do transporte coletivo. O serviço foi suspenso após a enchente de maio, que afetou a única linha que conectava a comunidade a Marques de Souza e Lajeado, e ainda não foi retomado.
A empresa Expresso Azul, responsável pela linha, e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que gerencia o transporte intermunicipal, foram chamados pelo MP-RS para prestar esclarecimentos sobre a interrupção do serviço.
Segundo o procurador jurídico Evandro Muliterno de Quadros, a iniciativa dos moradores, que inclui um abaixo-assinado, motivou a abertura de uma investigação por parte do Ministério Público.
A audiência foi realizada com a participação de moradores e a direção do Daer, sob a mediação do promotor João Pedro Togni. Durante a reunião, Quadros afirmou que o município se comprometeu a apresentar um levantamento sobre as condições das estradas, que foram restauradas nos últimos meses.
“Esses dados serão utilizados para pressionar o Daer e a Expresso Azul pela retomada do transporte coletivo. Todo trecho em perfeitas condições de tráfego após a enxurrada, inclusive o acesso por debaixo da ponte na rodovia BR-386.”
O promotor afirmou que a documentação necessária será encaminhada ao Daer e que a situação parece estar perto de ser resolvida.
Contexto
Atualmente, a única linha operada pela empresa cobre o trecho entre o distrito de Tamanduá e Lajeado. Para viabilizar o transporte, um imóvel foi alugado no distrito para acomodar o motorista. Antes da suspensão, a comunidade de Bela Vista do Fão contava com saídas diárias às 5h10min e retornos às 18h10min de Lajeado.
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação