Empresa familiar se torna referência no ramo de construção civil

Rabaioli e Compagnoni alcança 46 anos de história alicerçada na eficiência, qualidade e atendimento.

O sorriso no rosto de seu Vendelino Rabaioli e do cunhado Valmor Compagnoni, evidencia o sentimento de dever cumprido. Após mais de quatro décadas de trabalho, a empresa iniciada no Distrito de Bela Vista do Fão, em junho de 1976, cresceu e se tornou uma das principais referências no ramo de tijolos e materiais de construção civil.

“Foi um começo difícil e árduo. Sem muita tecnologia e com muito esforço braçal. Assumimos o compromisso de cuidar dos avós e por isso, após cinco anos de trabalho como marceneiro em Lajeado, eu voltei para cá. Hoje tenho a certeza da decisão acertada ao ver meus filhos na administração e o sucesso o qual alcançamos, sempre com muito respeito, dedicação e qualidade dos produtos”, destaca Vendelino.

A produção de tijolos na época chegava a 100 mil unidades, vendido tudo para a região. Hoje, com duas olarias, uma no Distrito e outra em Tamanduá, são mais de 1 milhão de unidades fabricadas. A variedade também aumentou e são seis modelos diferentes.

Toda produção segue para abastecer as lojas localizadas em Marques de Souza, Canudos do Vale, Santa Clara do Sul e Lajeado, além de clientes espalhados no Vale do Taquari, Rio Pardo e região Metropolitana.

Nas lojas o cliente encontra mais de 3,6 mil itens, desde o material bruto ao acabamento, além de toda linha de produtos agrícolas, jardinagem, elétrico, hidráulico e ferramentas. “Temos tudo, do alicerce ao telhado”, destaca um dos filhos responsáveis pelo gerenciamento do negócio, Júnior Compagnoni.

Novos investimentos

São gerados em torno de 60 empregos diretos e a expectativa é de crescimento. Num planejamento estratégico, traçado pelo grupo, a ideia é abrir uma loja por ano em uma cidade polo do Vale do Taquari.

“Somos reconhecidos pelo atendimento familiar, qualidade dos produtos, transparência na negociação e entrega pontual, sem falar das boas condições de pagamento.”

As olarias também devem receber novos investimentos, a exemplo da filial em Tamanduá. “A prefeitura está construindo um pontilhão para facilitar o transporte de matéria-prima e dos tijolos prontos, pedido este encaminhado há vários anos. Isso traz mais segurança e nos motiva a crescer.”

Elogia o projeto da atual administração em mostrar e evidenciar os empreendedores, seus serviços e produtos. “Valoriza quem aposta no desenvolvimento do município. Hoje 50% do faturamento e dos empregos gerados, provêm daqui.”

Case de sucesso

Para o prefeito Fábio Mertz (PP), a empresa é um modelo de sucesso a ser seguido, assim como as demais existentes no município. “Temos o compromisso e o dever de incentivar quem empreende, gera emprego e faz a economia crescer. Essa é a grande missão assumida por nossa gestão.”