Agricultura e Meio Ambiente

Equipe participa de oficina do Consisa e Mapa

Município busca adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA)

O Departamento de Inspeção Sanitária do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) realizou, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a 1ª Oficina Presencial do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (ConSIM) 2022/2023, em Lajeado.

Conforme a médica veterinária Simone Dadall, o encontro teve como abordagem principal a “Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios”.

O tema foi abordado pela auditora fiscal federal agropecuária Beatris Sonntag Kuchenbecker e pela médica-veterinária coordenadora do programa Suasa do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (CIM-Amavi), Janaína Dirksen.

A temática principal foi a sensibilização dos gestores municipais acerca do Projeto ConSIM e adesão dos Serviços de Inspeção Municipal ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) através de consórcios.

Foram apresentados vários exemplos de sucesso de adesão a equivalência Sisbi-POA em diversos consórcios e municípios do Brasil que, por meio da versão do Projeto ConSIM Piloto, se adequaram e hoje podem comercializar seus produtos em todo território nacional.

“Através da oficina todos puderam agregar mais conhecimentos sobre a elaboração e implantação dos autocontroles e terem um primeiro contato com a consultora Letícia Vieira, responsável pela orientação e acompanhamento dos estabelecimentos indicados a receberem a consultoria. Foi mais um passo na busca da adesão e equivalência ao Sisbi.”

Garantir a qualidade

A médica veterinária Letícia Vieira, consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que será a responsável pela orientação e acompanhamento dos estabelecimentos indicados a receberem a consultoria, palestrou sobre a elaboração e implantação dos Programas de Autocontrole.

O objetivo principal é garantir a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal comercializados, assunto que pôde ser debatido entre os médicos-veterinários do Sistema de Inspeção Municipal, os responsáveis técnicos e os proprietários dos estabelecimentos que se fizeram presentes no evento.

Visitas aos municípios

A equipe do Mapa, também composta pelo agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, Mateus Silva de Lima, ainda se deslocou até os municípios de Doutor Ricardo e Marques de Souza para visitar os estabelecimentos indicados para receberem a consultoria, sendo eles: D’Vian Embutidos, em Doutor Ricardo e as agroindústrias Miralac e Favo de Mel, em Marques de Souza.

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o Secretário da Agricultura Diego Bazzo participaram da programação. “Somos parceiros na busca por novas oportunidades aos empreendedores. Tudo vai refletir em mais desenvolvimento, emprego e renda”, afirma Mertz.

Para saber

O Consisa está entre os 28 consórcios públicos que chegaram à segunda fase do Projeto ConSIM, sendo selecionados e qualificados para receber orientação e capacitação para conseguir a adesão ao Sisbi-POA.

O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Édson Luís Schaeffer/Divulgação